Artesãos de Ouro Preto expõem obras na 7ª Semana do Artesão, em Belo Horizonte

A 7ª Semana do Artesão, em Belo Horizonte, é uma oportunidade de mostrar a arte dos artesãos de Ouro Preto, promovendo a qualidade na produção artesanal e permitindo que o artista mantenha seus trabalhos competitivos no mercado. Artesãos da cidade irão expor seus trabalhos nesta que é considerada a maior feira de artesanato do estado. Nesta terça-feira, 19, acontece a solenidade de abertura do evento, para convidados, no Palácio da Liberdade, e o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, estará presente. O destaque da programação é a exposição “São José – o Artesão”.

A partir de dados cadastrados, sabe-se que a atividade artesanal responde por quase 30% da fonte de renda familiar dos artesãos. No evento,  70 obras vão estar expostas. A partir do dia 20 de março, as peças  poderao ser visitadas pelo público.  O tema da exposição, deste ano, é uma reedição do evento que foi sucesso em 2005 e teve  a curadoria do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queiroz (in memorian). Para este ano, mais de 50 artesãos de 32 municípios, de diversas regiões do estado foram selecionados. A exposição fica aberta até o dia 31 de março.

A Exposição

No Palácio das Liberdade vão estar as obras do artesão Waltemir Antonio e das artesãs Benicia Ponciano e Cecília Trópia, de Ouro Preto. No Palácio das Artes, a obra do artista Jorge Mapa, que fica na vitrine especial de São José, no Centro de Artesanato Mineiro.

Artesãos de Ouro Preto expõem obras na 7ª Semana do Artesão, em Belo Horizonte

A obra de Benicia Ponciano e Cecília Trópia na exposição “São José – O Artesão”, retrata o ofício de bordadeiras e rendeiras de Ouro Preto, que é registrado como Patrimônio Imaterial do município.

A artesã Benicia Ponciano disse que a exposição, para ela e para Cecília Trópia, é uma oportunidade de mostrar os seus trabalhos. “Não vou nem dizer a nossa arte, mas aquela parte do artesanato que a gente é mais especialista”, relatou Ponciano.

Leia também:

As artesãs levarão para a exposição peça única que produziram, inspiradas no tema ‘São José Artesão’. “Conseguimos uma estampa, que tem o São José com um serrote, o Cristo com um martelo e um formão, e a Nossa Senhora fazendo um trabalho de fiação”, disse Benícia, que explicou ainda que ela fez o bordado e a Cecília trabalhou com aplicação de tecidos e alguns pontos de bordado. A duas artesãs fazem parte da ASA – Associação de Senhoras Artesãs, “que prioriza a produção de artesanato em tecido, valorizando sempre a arte têxtil”, lembrou Benícia.

Promoção de renda

Entre os dias 19 e 22 de março, ainda durante  a 7ª Semana do Artesão Mineiro, os artesãos podem participar de cursos de capacitações, oficinas e workshops para os artesãos mineiros. A exposição promove arte e cultura e será ainda  uma oportunidade de geração de renda para os artesãos. As peças  estarão disponíveis para a comercialização após o evento.

Para dar valor econômico ao trabalho dos artesãos mineiros, as peças que, por conta da limitação do espaço, não foram selecionadas para estarem expostas no Palácio da Liberdade podem ser encontradas  em  uma vitrine especial da exposição, no Ceart-MG, dentro do Palácio da Artes.

No espaço,  cerca de 30 artesãos colocaram mais de 115 peças para venda.  A meta é expandir a competitividade do artesanato mineiro nacionalmente,  conquistar reconhecimento e a inserção no mercado internacional gerando emprego e renda.

Valorização do Artesão

Em 2023, houve a inserção de mais de 3,1 mil artesãos mineiros em 26 eventos, gerando o montante de, aproximadamente, R$ 3,4 milhões em peças comercializadas. Outra iniciativa  importante que ocorre, durante o evento, é a emissão da Carteira Nacional do Artesão, um documento gratuito, criado em 2012, que fornece informações e apoio para implantação de políticas públicas. Atualmente, são 11 mil carteiras emitidas para artesãos de 481 municípios, contemplando mais de 56% do estado.

O evento tem apoio do Governo de Minas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sebrae Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e Dentro de Artesanato Mineiro.

A programação da 7ª Semana do Artesão, a exposição “São José – o Artesão” também integra a agenda do Minas Santa, ação da Secretaria de Estado da Cultura de Minas para promover as atividades da Semana Santa em Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO

19/03, às 19h – Abertura da exposição “São José – o Artesão” – Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários – Belo Horizonte/MG).

20/03, das 14h às 18h: Oficina de design para artesanato “Como estimular meu processo criativo” – Centro de Arte Popular (Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes – Belo Horizonte/MG)

De 20/03 a 31/03: Exposição “São José – o Artesão” (para o público). Horário de Visitação: terça a sexta das 12h às 17h30 (última entrada às 17h) | sábados, domingos e feriados das 10h às 17h (última entrada às 16h30) – Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários – Belo Horizonte/MG)

21/03 / 8h às 17h – Oficina “Pintura de Agulhas / Pontos básicos para iniciantes em bordados” – Centro Administrativo de Sacramento (Rua Coronel Teodoro Rodrigues da Cunha, nº 512, Centro – Sacramento/MG).

22/03 / 16h – Palestra “Venda afetiva: como alinhar história e argumento de venda no produto artesanal” – Centro de Arte Popular (Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes – Belo Horizonte/MG).

22/03 / 19h – Entrega de Carteiras Nacional do Artesão e palestra “A Origem como fator de diferenciação no artesanato” – Escola Municipal Conjurados (Rua Moreira da Rocha, nº 440, Centro – Resende Costa/MG).

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Artesãos de Ouro Preto expõem obras na 7ª Semana do Artesão, em Belo Horizonte”

  1. […] Artesãos de Ouro Preto expõem obras na 7ª Semana do Artesão, em Belo Horizonte […]

Leave a Comment