A Rota Turística Jaguara é uma iniciativa que reúne empreendedores de Itabirito, Ouro Preto, Rio Acima e Santa Bárbara, proporcionando experiências aos turistas destas regiões. Mariana Moraes, gerente de sustentabilidade da Ferro Puro Mineração explica a história da Rota Jaguara.
É um projeto de desenvolvimento territorial que é feito com base nos diagnósticos sociais participativos feitos no território. Então quando começamos o projeto de mineração, na região, a gente entendeu que era importante a gente dar a voz para as comunidades, para os moradores que estavam inseridos no nosso entorno. E assim nós fizemos através dessas dinâmicas, né? De diagnóstico e dinâmicas participativas para a gente coletar ali os anseios, as fortalezas, as potencialidades e também os desafios desses territórios. Em cima disso, verificamos que um dos desafios dessas pessoas seria um desenvolvimento da economia local, geração de renda e para nós, da mineração, o grande desafio é a diversificação econômica de um território”
relata.
Nesse sentido, ela conta que realizou-se um elo entre o propósito de desenvolvimento econômico e todas as possibilidades de auxílio à região. Portanto, essa união desponta através de um fator que interligava os moradores e regiões: o produto turístico, ou seja, o turismo.
Rota Turística Jaguara
A Rota Jaguara nasce em agosto de 2020, em que iniciou-se o trabalho de desenvolvimento do território através do turismo. Logo, ela surge para levantar atrativos turísticos das cidades e realçar as potencialidades das experiências.
A Rota Turística Jaguara é a proposta de estruturação de um destino turístico para Minas Gerais, que está aqui na zona rural dos municípios de Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto e Santa Bárbara. É um destino também que corta boa parte do curso da Serra Nacional do Parque do Gandarela e com algumas vocações muito especiais para gastronomia, para o histórico cultural, turismo de aventura, esportes, ecologia, uma riqueza de água muito grande, isso é bastante positivo. E uma turma que realmente se dedicou aos processos de qualificação, de estruturação. Nós temos equipamentos muito bem estruturados, temos prestação de serviços das mais variadas e com qualidade, qualificada, e isso é um diferencial aqui do destino. E hoje nós estamos lançando esse produto já com um grupo de governança de empreendedores constituído exatamente para fazer essa articulação com o mercado, com as operadoras, com os receptivos, com as agências, na estruturação de roteiros, na formatação de propostas de comercialização e promoção desse destino”
afirma Ubiraney Figueiredo, gestor cultural e social.
Leia também:
- Artistas de Ouro Preto e Mariana participam do Festival FelizCidade que comemora os 319 anos de Santa Bárbara
- Itabirito terá totens para hidratação em espaços públicos
Dessa forma, o turismo no território é trabalhado de forma sustentável. Após a etapa de levantamento, começou o trabalho de governança social participativa, que consiste no desenvolvimento e capacitação dos empreendedores em relação a suas necessidades e anseios, por meio da equipe de condução do projeto.
A importância é grande de vários motivos. Primeiro é a possibilidade da cervejaria se integrar aos outros empreendimentos daqui de Itabirito, de Ouro Preto, de Santa Bárbara e de Rio Acima, né? Criar um circuito onde vários empreendedores, de várias áreas, de gastronomia, a área de cultura, área de bebidas e tudo possam ter um roteiro onde o visitante pode passar um tempo aqui”
José Maurício Siqueira, da Cervejaria Uaimií, fala sobre a importância de fazer parte da iniciativa.
Para que fosse possível construir uma rede forte de articulação social entre os empreendimentos, foi necessário que eles estivessem ligados uns aos outros, que se conhecessem e pudessem potencializar os comércios e o setor. Houve um torneio de vinte e quatro meses, com workshops, cursos e instrumentos utilizados para incrementar a governança local.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Rota Turística Jaguara interliga destinos e comércios da região […]