Distrito de Antônio Pereira recebe sessão do CineBrasil nesta quinta-feira (08)

Antônio Pereira - Foto Ane Souz

O distrito de Antônio Pereira, localizado a 26km de Ouro Preto, receberá hoje (08/06) o CineBrasil, às 19h em frente a Igreja Queimada. Com efeito, o evento contará com exibição de cinema ao ar livre e outras atividades gratuitas. Ademais, somados a conteúdo com acessibilidade.

Dos filmes exibidos, serão: um documentário cheio de boas histórias sobre a cidade; A menina espantalho e Sing – quem canta seus males espanta. O Cine Brasil é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cedro Mineração, apoio da Prefeitura de Mariana e Prefeitura de Ouro Preto, e realização da Cinear Produções.

E o participante também poderá conferir a exibição de imagens feitas pelos participantes da Oficina Lúdica de Fotografia que aconteceu pela manhã. A saber, o projeto já passou por cidades como: Curvelo, Belo Horizonte, Abaeté, Paraopeba e em Baliza, no estado de Goiás.

Leia mais: Renova abre novo edital para cultura, mas segue desconsiderando Ouro Preto como atingido

Leia mais: Fundação Renova: 480 vagas de emprego para Mariana e Ponte Nova

O distrito de Antônio Pereira

O distrito de Antônio Pereira, localizado a 25 km de Ouro Preto. A saber é conhecido por sua forte vocação para a atividade mineradora, sua principal fonte de renda. Dentre os seus principais pontos turísticos, destacam-se as ruínas da igreja de Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1716. Que quase sucumbiu a um incêndio em 1830, sendo conhecida pela população como “Igreja Queimada”. Em seu interior existe um curioso cemitério ainda em funcionamento.

Outro ponto de destaque é a Gruta da Lapa. Que abriga, todavia, uma pequena capela na rocha, atraindo grande número de romeiros todos os anos no dia 15 de agosto. Data dedicada à Nossa Senhora da Lapa.

Sabe-se que o bandeirante português Antônio Pereira Machado seguiu para o norte de Vila Rica, chegando a um local denominando Bonfim do Mato Dentro, por volta do ano de 1700. Aos poucos, ele foi se estabelecendo com numerosas minas na região, tais como as do Romão, Mata-mata, Macacos, Capitão Simão, Fazenda do Barbaçal, Mateus e Rocinha. Dessa forma, o antigo Arraial ganhou o nome de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Pereira, pela devoção à santa e também uma referência ao minerador português.

A natureza que circunda o distrito também merece destaque. Alguns dos lugares mais belos ficam nas Cachoeiras da Pedreira: três cachoeiras com quedas não muito altas e águas límpidas.

Atualmente, a área natural de Antônio Pereira é protegida por lei, por ter sido, por muitos anos, explorada por garimpeiros em busca de ouro, topázio e cascalho, sendo este último usado como material de construção.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment