O primeiro contraceptivo masculino ficará pronto dentro de 12 meses. É o que diz os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia. A nova forma contraceptiva, chamada Reversível do Esperma Sob Controle (Risug) é aplicada por vacina, que não é baseada em hormônio, e seu efeito pode durar até 10 anos. Porém, uma injeção de bicabornato de sódio e água consegue reverter o efeito.
De acordo com o instituto, foi feito um teste com 300 voluntários na Índia e houve 97% de eficácia. Assim, o Risug já poderia receber a aprovação pelas autoridades competentes.
+ Uso da máscara facial cai para 16% da população do país
O anticoncepcional masculino é feito de um gel polímero que revisitará o ducto espermático. Geralmente, os espermatozoides passam por ductos para se encontrar com os líquidos seminais e produzir o sêmen.
Portanto, o Risug atuará impedindo que a viagem pelos ductos aconteça e, assim, não haverá a fertilização do óvulo. Para que o uso do anticioncepcional masculino funcione, é preciso que o homem tome duas doses da vacina, uma em cada ducto. O procedimento leva dois minutos e é feita com anestesia local.
Existem alguns efeitos colaterais no uso do procedimento, como inchaço do escroto e dor na região da virilha por cerca de um mês.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.