Dois cavalos desnutridos foram vistos durante todo o dia de segunda-feira (10) no bairro Vila dos Engenheiros, em Ouro Preto, o que causou preocupação dos moradores que transitavam pelo local. A Defesa Civil acionou a empresa responsável e recolheu os animais do local na terça-feira (11).
O recolhimento dos animais é de responsabilidade da Defesa Civil, por se tratar de uma questão de segurança pública, junto a uma empresa contratada. De acordo com o secretário de Agropecuária de Ouro Preto, Franklin Evangelista, os animais não podem ficar em vias públicas.
“Quando recolhidos são destinados a um local da empresa contratada para realizar estes serviços. É aplicada uma multa ao proprietário, no valor correspondente a duas upm’s (R$222,12), que só poderá reaver o animal após pagamento da mesma. Caso não seja realizado o pagamento, o animal pode ser levado a leilão. Caso os animais apresente sinais de maus-tratos, como a própria desnutrição, o próprio ainda poderá responder criminalmente por isso”, contou Franklin ao Jornal Galilé.
+ Ouro Preto: obra na estrada de Santo Antônio do Salto chega a R$ 15 milhões
De acordo com o secretário de Defesa Social de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, a empresa contratada para o recolhimento de animais de grande porte já recolheu mais de 130 cavalos em 2022.
“Muitos animais têm sido soltos para alimentação. A Secretaria de Defesa orienta que se deparar com algum animal de grande porte solto, ou sob maus tratos, em via pública, o cidadão pode solicitar o recolhimento pelos contatos da Guarda Municipal, Fiscalização e Postura ou Defesa Civil. O Atendente irá registrar a ocorrência e direcionar o recolhimento para a empresa contratada”, disse Juscelino ao Jornal Galilé.
Confira os telefones disponíveis:
- Guarda Municipal: 153
- Fiscalização e Postura: 35593244
- Defesa Civil: 35513121
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.