Aluna de escola estadual em Ouro Preto se destaca na área de robótica

Aluna de escola estadual em Ouro Preto se destaca na área de robótica

Uma aluna de Ouro Preto, apaixonada por robótica, desenvolveu projetos na área e conseguiu se destacar. Na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Almeida, localizada no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, Lara Rossini, estudante do 2º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), tem se interessado no campo da robótica por meio dos componentes formativos do Novo Ensino Médio (NEM), como Tutoria, Tecnologia da Inovação e Práticas Comunicativas e Criativas.

Leia mais: Além de pagode e sertanejo; Ouro Preto recebe Bnegão e Chico César este final de semana

A Secretaria de Estado de Educação investiu cerca de R$ 27 milhões desde 2021 para que escolas estaduais que oferecem o ensino médio possam adquirir materiais do chamado “kit robótica”. Esses recursos foram destinados à compra de equipamentos que subsidiam aulas práticas envolvendo temas como inovação, robótica, tecnologia e mecânica. Por meio de uma parceria com o Grupo Mais Unidos, foram elaborados materiais de apoio que auxiliam na transmissão desses conteúdos em sala de aula.

Utilizando o kit robótica e o kit Arduino, plataforma que permite o desenvolvimento de projetos tecnológicos, eletrônicos e de programação, Lara Rossini criou diversas invenções, incluindo uma estação meteorológica para medir a temperatura e a umidade do ambiente, uma trena eletrônica com sensor ultrassônico, um braço robótico automatizado capaz de desempenhar funções específicas, e um carrinho controlado remotamente com chassi de duas rodas.

Lara ressalta a importância do apoio e motivação recebidos pela escola ao longo de sua jornada na robótica. Ela destaca que o suporte e os materiais disponibilizados facilitaram significativamente o desenvolvimento de seus projetos. Com conhecimentos prévios em robótica, software e programação, Lara encontrou na escola o estímulo necessário para aprimorar suas habilidades.

Cláudio Lopes, professor de Estudos Orientados e Tutoria, elogia a dedicação, curiosidade e criatividade da aluna. Ele destaca que Lara sempre apresentou ideias inovadoras e diferenciadas nos trabalhos e projetos em grupo. Para ele, os projetos desenvolvidos por Lara são um reflexo de suas habilidades. Claudia Gontijo, professora dos componentes de Tecnologia da Inovação e Práticas Comunicativas e Criativas, enfatiza a importância do investimento na educação dos jovens, ressaltando que eles são agentes de transformação.

Leia mais: Bebê morre com indícios de violência sexual em Ouro Preto e pais são presos

Enquanto ainda está no EMTI, Lara tem planos de montar uma oficina itinerante de robótica com Arduino. Seu objetivo é incentivar outros alunos a se interessarem pela área da robótica e fornecer apoio para que eles também possam se destacar. Com o conhecimento adquirido na plataforma Arduino, Lara acredita que outros estudantes podem aprimorar suas habilidades em robótica e desenvolver seus próprios projetos com o apoio dos professores.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Aluna de escola estadual em Ouro Preto se destaca na área de robótica”

  1. […] Aluna de escola estadual em Ouro Preto se destaca na área de robótica […]

Leave a Comment