AGU defende que mineradoras paguem contrapartidas necessárias para compensação do rompimento da barragem de Fundão

Rompimento da Barragem de Fundão

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), as mineradoras responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, devem pagar os valores necessários para o poder público executar as ações de compensação dos danos socioambientais causados pelo desastre. Foi o que defendeu na última terça-feira (19) o adjunto do advogado-geral da União, Junior Fideles. A fala ocorreu durante participação em audiência pública da Comissão Externa de Rompimentos de Barragens da Câmara dos Deputados.

Nós não vamos assumir essas obrigações e dar a segurança jurídica que as empresas desejam sem que tenha a contrapartida que o poder público entende como mínima necessária, na ordem de R$ 126 bilhões”

afirmou o adjunto.

Leia também:

As negociações de repactuação do acordo de reparação pelos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão foram paralisadas no início de dezembro, após o poder público considerar insuficiente a proposta de compensação apresentada pelas empresas Vale, BHP e Samarco.

Ainda segundo a AGU, Junior Fideles explicitou: “Não temos palavras para dizer da nossa indignação. Para que nós tenhamos um acordo até março, precisamos de uma mudança significativa da posição das empresas”.

“No que depender da Advocacia-Geral da União, enquanto um dos interlocutores do Governo Federal na mesa [de negociações], nós não assumiremos essas obrigações sem que a correspondente contraprestação financeira seja minimamente capaz de custear todas essas ações”, concluiu.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “AGU defende que mineradoras paguem contrapartidas necessárias para compensação do rompimento da barragem de Fundão”

  1. […] AGU defende que mineradoras paguem contrapartidas necessárias para compensação do rompimento da … […]

Leave a Comment