No próximo domingo, 16 de junho, acontece na Praça Gomes Freire, o Jardim de Mariana, a primeira edição do Encontros no Jardim realizado pelo Circovolante das 15h às 19h. O evento já é um aquecimento para os 25 anos de história do circo que serão celebrados em janeiro de 2025.
A escolha do lugar não foi atoa, o Jardim, além de ser no centro da cidade, que é casa há 29 anos dos membros do circo, é um espaço onde toda população circula. “O Jardim é o lugar mais democrático da cidade, ele recebe pessoas de todos os jeitos, de todas as idades, de todas as cores e é muito importante (…) Porque você vai aproximar essas diferentes pessoas desse lugar e da arte” comenta Xisto Siman, o palhaço Xinxin e organizador do projeto.
Este evento tem como objetivo trazer artistas da região. Toda edição terá uma exposição artística, a rádio carroça mostrando músicas de circo, e convidados trazendo a palhaçaria para a praça.
Confira a Programação desta edição:
15h – Exposição “Palhaços”, de Naty Torres
15h – Maquiagem para criançada
16h – Rádio Carroça – com Palhaço Furreca
17h30 – Show de Variedades com Circovolante, Palhaça Jojoba, Quinteto Volante e AmarElo Estúdio de Dança
A primeira exposição será de Naty Torres, fotógrafa que acompanha o Circovolante há 20 anos, começou a fotografar o circo quando tinha 14. “Ela foi a primeira fotógrafa a embarcar na ideia do Encontro de Palhaços e essa exposição Palhaços, reúne justamente fotos que a Naty Torres fez do primeiro até o sexto encontro”, comenta Xisto.
Leia também:
- Homem é preso após descumprir medida protetiva contra adolescente de 16 anos
- Ipatinga ganhará campus da UFOP; Lula anuncia investimentos
O evento é no domingo, mas o circo já está circulando pela cidade. “A gente está indo nas escolas para divulgar. Em algumas a gente tá entrando com a banda, vai fazer intervenção com palhaços, malabares, e a gente vai em mais quatro escolas até o final do da semana”, disse o palhaço.
Para os 25 anos também haverá o Circo a Escola, que passará pelos distritos de Mariana, o espetáculo Bestetú, que será apresentado em cinco escolas da Primaz e em quatro cidades da região: Catas Altas, Diogo de Vasconcelos, Barra Longa e Acaiaca. Também haverá a Casa do Palhaço, com oficinas e apresentações na sede do circo em Passagem de Mariana.
O circo e a cidade de Mariana construíram uma relação muito próxima nestes 25 anos, e os organizadores do Encontros sentiam a demanda por mais eventos. o último Encontro Internacional de Palhaços foi há dois anos. Em contato com o circo, eles informaram que estão em fase de captação e que ainda não é possível garantir se haverá outra edição.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] A Praça vai virar Circo: Primeira Edição do Encontros no Jardim acontece no próximo domingo […]